Apesar de ser considerado o "pai da psicologia" experimental, é certo que foi alvo de diversas críticas.
Os processos mentais de Wundt ignoraram um aspecto, mais tarde será fundamental para Freud: o inconsciente. A introspecção controlada apenas analisa os fenómenos conscientes, não sendo permitido o acesso ao inconsciente, que segundo os psicanalistas influenciam de modo determinante o nosso comportamento. Além do mais, só analisa os estudos de consciência não abordando o comportamento que se manifesta em reacções a estímulos objectivamente observáveis.
Outra crítica possível é que, o objecto de estudo não pode ser verificado por terceiros, ou seja, o individuo que pratica a introspecção é o único que observa a sua experiência interna, a sua observação não pode ser controlada por outro observado.
E por último, a introspecção não é universal, pois nem todas as pessoas podem realizá-la (crianças, doentes mentais...devido a não terem capacidade para o fazer). A introspecção é realizada através de dados que o sujeito transmite através da linguagem, no entanto, este tem muitas vezes dificuldade em exprimir por palavras o que sente.
Sem comentários:
Enviar um comentário